Remodelação era "uma evidência"

Aníbal Pires, líder do PCP/Açores, diz que a remodelação do Governo dos Açores era "uma evidência", atendendo à composição "demasiado curta" do executivo, considerando o mais importante uma mudança de políticas no arquipélago.
Publicado a
Atualizado a

Aníbal Pires não se pronuncia acerca dos nomes novos para as pastas, mas considera necessário que o executivo do socialista Vasco Cordeiro tenha "um rasgo de criatividade" para "romper com as políticas do passado".

"A composição do Governo [Regional] era demasiado curta, com super-secretarias que acumulavam responsabilidades e tornavam o executivo algo ineficaz", justificou o dirigente comunista, em declarações à agência Lusa.

"Os Açores estão a atravessar uma grave crise económica e social e é necessário que a os Açores utilizem todas as competências estatutárias que estão ao seu alcance para tentar ultrapassá-la", insistiu Aníbal Pires.

A remodelação prevê a criação das Secretarias do Mar e dos Assuntos Parlamentares e a substituição dos titulares das pastas da Solidariedade Social e da Educação.

Fausto Brito e Abreu, anterior conselheiro para os Assuntos de Ambiente, Clima e Política Marítima na Representação Permanente de Portugal junto da UE, surge na Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais passa a designar-se Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente.

Piedade Lalanda é substituída na pasta da Solidariedade Social por Andreia Costa, que já foi presidente da câmara de Angra do Heroísmo, diretora regional da Solidariedade e Segurança Social e presidente do Instituto de Ação Social e do Centro de Gestão Financeira da Segurança Social.

Também Luiz Fagundes Duarte deixa a pasta da Educação e Cultura, que passa a ter como titular Avelino de Freitas de Meneses, 55 anos, que foi reitor da Universidade dos Açores de 2003 a 2011.

O XI Governo dos Açores, presidido pelo socialista Vasco Cordeiro, tomou posse em novembro de 2012.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt